segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LINDO...

GINCANA PATRONO, ESCOLA E SEMANA DE SAPUCAIA DO SUL 2010/5... DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES...

Depois de infindáveis 10(dez), FINALMENTE HOJE saiu o RESULTADO da GINCANA SEMANA DA ESCOLA, DO PATRONO E SAPUCAIA... 
Diretora Neila, Vice Karina, Coordenadora da Gincana e apresentadora Luciana...
 PRIMEIRO LUGAR - EQUIPE AMIGUINHOS DO JÚLIO (PROFESSORA PRISCILA)
SEGUNDO LUGAR EQUIPE VAGA-LUME ( PROFESSORA MARILEI)
  TERCEIRO LUGAR - EQUIPE FAISCA ( PROFESSORAS MARI E DENISE)
TURMAS DURANTE A DIVULGAÇÃO


 

domingo, 29 de agosto de 2010

LINDO...LI, GOSTEI ESTOU POSTANDO... "O CATADOR DE ESTRELAS"...


  Amedrontado observara,
Seus pais brigando por motivo algum;
E orou a Deus pedindo duas estrelas emprestadas,
Para colocar no peito de cada um.
E tal como Mágica, difícil de ser explicada,
Seus pais se abraçaram, pedindo um ao outro perdão;
O menino sorriu e prometeu desde aquela data,
Que onde houvesse briga ele transformaria estrela em união.
Ele sabia que o mundo às vezes mergulhava no medo,
E que as pessoas brigavam para convencer as outras de suas incertezas.
Assim ele foi tentando enviar luz desde cedo;
Trabalhando na Terra como Catador de Estrelas.
Na escola, quando os coleginhas se desentendiam,
Porque um gostava de miolo e o outro da casca do pão,
O menino fechava os olhos fingindo que anoitecia,
Para arrancar do céu estrelas e acabar com a discussão.
Havia dias em que ele pensava em desistir.
Com tanta briga no mundo, o brilho da noite poderia acabar,
Mas percebeu que cada vez que catava uma estrela dali,
O Criador colocava outra no lugar.
Quando cresceu ele pensou em ensinar
Os
outros como catar estrelas e enviá-las ao mundo,
Mas quase ninguém queria aprender a compartilhar,
Porque dava trabalho e não tinha futuro.
Disseram a ele que todo Catador de Estrelas
Que já tinha na terra existido,
Tivera um vida cheia de tristezas
E fora por todos incompreendido.
Mas só de pensar no sorriso das amizades reconciliadas
E nas brigas transformadas em sorrisos,
Assumiu que mesmo se o fim da estrada não desse em nada,
Já valeria a pena transformar estrelas em riso amigo.
Dizem que até hoje ele segue pelo mundo
Transformando a sombra da dúvida em luz da certeza,
E se algum dia ao invés de brigar, você desistir de tudo,
talvez seja obra do Catador de Estrelas.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PORTUGUÊS 5º ANO 14...SUBSTANTIVOS BIFORMES E UNIFORMES...

SUBSTANTIVOS UNIFORMES E BIFORMES.
Em geral, o substantivo possui pares de palavras que designam o masculino e o feminino.
Ex.: menina – menino; Gato – gata; Juiz – juíza; professor – professora; empregado – empregada
homem – mulher; bode – cabra; genro – nora; cavalheiro – dama; boi – vaca
Observando melhor as palavras do primeiro grupo, vemos que tanto na forma masculina como na forma feminina, existe um pedaço da palavra que não se modificou, havendo uma mudança apenas no final da palavra, pela troca ou acréscimo da letra “o” ou “a”.
Já o segundo grupo apresentou formas diferentes para designar o masculino e o feminino. Esses grupos ou pares de substantivos são chamados de BIFORMES, porque possuem duas formas para designar o gênero do substantivo.
Agora, observe as palavras: Criança, vitima, cobra, cliente, jacaré, motorista
Como vamos formar os pares? Será que podemos dizer… ?
Criança – crianço ou a criança – o criança
Vítima – vítimo ou a vítima – o vítima
Cobra – cobro ou a cobra – o cobra
Cliente – cliento ou a cliente – o cliente
Jacaré – jacaró ou a jacaré – o jacaré
Motorista – motoristo ou a motorista – o motorista
Você deve ter percebido que apenas uma das formas apresentadas é a que usamos para designar o masculino ou o feminino. As outras formas não fazem sentido para nós, porque simplesmente não existem, não fazem parte do nosso léxico, isto é, não são palavras usadas para designar o gênero dos substantivos. Esses substantivos são conhecidos como UNIFORMES, porque possuem uma só forma para designar tanto o masculino como o feminino. Assim é que só as formas: a criança, a vítima, a cobra, a/o cliente, o jacaré, a/o motorista são usadas para designar o gênero desses substantivos.
A conclusão a que chegamos é:
1. Podemos formar o masculino ou feminino de alguns substantivos acrescentando -o ou -a ao radical da palavra. São biformes.
2. Existem substantivos que possuem duas formas diferentes para designar o gênero dos substantivos. São biformes.
3. Existem substantivos que possuem apenas uma forma para designar o masculino e o feminino. São substantivos uniformes.

PORTUGUÊS 5º ANO 13... GÊNERO DO SUBSTANTIVO...


GÊNERO DO SUBSTANTIVO
O substantivo é uma palavra variável. O que significa isto? Quer dizer que varia, isto é, pode se modificar. Neste Roteiro vamos estudar um dos aspectos que torna o substantivo uma palavra variável: o gênero.
O gênero é um dos aspectos do substantivo que se refere ao masculino e feminino. Quando falamos em masculino e feminino não estamos nos referindo ao sexo da palavra, pois essa classificação é puramente gramatical, não tem nada a ver com sexo.
Entretanto, o gênero masculino ou feminino pode coincidir com o sexo do portador da palavra. Mas é pura coincidência!  Não é o sexo do objeto ou pessoa que determina se a palavra é masculina ou feminina. Se assim fosse, como justificar a classificação das palavras abaixo, em  masculinas ou femininas?
O rio, a lagoa, a rua, o avião, a montanha, a nuvem, o vento, o jogo
Todas essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino. Mas não possuem sexo, não se reproduzem como os animais e as pessoas. Logo não é o fator sexo que determina o seu gênero. O que marca a classificação do substantivo em masculino ou feminino é o uso do artigo (o, a) na frente do substantivo. Usamos o artigo “o” para marcar o gênero masculino e o artigo  “a”  para o gênero feminino.
Nos exemplos dados acima, usamos  “a”  e  “o”  antes das palavras e assim passamos a identificar quais são masculinas  ou femininas:
Masculinas                  femininas
O rio                                    a lagoa
O avião                                a rua
O vento                               a montanha
O jogo                                 a nuvem
Exercício:
1 – Classifique em masculino ou feminino as palavras sublinhadas:
a) O gato ficou vendo o prédio desmoronar.
b) Uma cobra enorme saiu do matagal.
c) A vítima daquele acidente morreu.
d) O mágico chamou uma pessoa do auditório para ajudá-lo.
e) O caçador assustou-se com a fera.
f) Várias testemunhas depuseram a favor do réu.
g) Aquela ciclista atropelou uma criança.
h) O pavão, ave da mais bela plumagem, tem pés feios e desproporcionais ao seu tamanho.  
RESPOSTAS:

a)      gato, prédio = masculino
b)      cobra = feminino                                    matagal = masculino
c)      vitima = feminino                                   acidente = masculino
d)      mágico, auditório = masculino           pessoa = feminino
e)      caçador = masculino                              fera = feminino
f)      testemunhas = feminino                        réu = masculino
g)      ciclista, criança = feminino
h)      pavão, pés, tamanho = masculino     plumagem = feminino

CRUZADINHAS 3...

CINEMA 2010...

No dia 26 de agosto os alunos da nossa ESCOLA do Turno Tarde CURRÍCULO foram ao Cinesystem Bourbon ver ofilme "Meu Malvado Favorito"...
Foi Tudo de Bommm...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

terça-feira, 24 de agosto de 2010

GINCANA PATRONO, ESCOLA E SEMANA DE SAPUCAIA DO SUL 2010/5

Saimos no JORNAL VALE DOS SINOS20.08.2010...
Muito CHIQUE!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

LI...GOSTEI... ESTOU PUBLICANDO...


BRINCADEIRA SÉRIA...
Faz de conta: você acordou, ligou para o salão e marcou um horário. Na
hora do almoço, foi lá e pediu: Corta bem curto. O cabeleireiro não
acreditou no que ouvia. Afinal, seus quase cinquenta centímetros de
cabelo sempre foram, na sua cabeça (literalmente), uma espécie de
atestado da sua feminilidade. Mas agora eles teriam de ser curtos.
Para que suas idéias ficassem longas. Ele colocou a mão um pouco
abaixo do seu ombro: Mais ou menos aqui? Você segurou a mão dele,
levou-a na altura da sua orelha, e disse: Tosa.
Depois você passou naquela loja onde tem uns vestidos moderninhos e
coloridos. Você entrou e pediu aquele cor de laranja com borboletas,
muito mais curto do que os que você costuma usar. Aproveitou e pediu a
sapatilha da vitrine. Arrancou o seu terninho bege, sua camisa branca
e seu escarpim marrom. Deixou tudo por lá mesmo, no provador. E quando
a vendedora perguntou o que fazer com aquilo, você disse: Queima.
Quando você retornou ao trabalho, uma hora depois do horário de
costume, com aquele vestidinho e com os cabelos daquele jeito, a roda
em torno de você foi se formando. Uns animadíssimos. Outros, nem
tanto. Alguns reprovaram. Como as coisas já não andavam muito bem por
ali, sua chefe lhe chamou no final do dia para conversar, e avisou que
as coisas não poderiam continuar daquele jeito, ou ela teria que
substituir você. E você disse: Substitui.
Saindo de lá deu vontade de jantar naquele bistrô aonde você acha que
só deveria ir no dia do seu aniversário ou outra data importante. Você
mal encostou seu carro e já veio o dono da rua, dizendo que eram dez
pratas para parar ali. E, como você não deu bola, o homem começou
aquela conversinha surrada dizendo, na entrelinha da entrelinha, que
um eventual não-pagamento antecipado incorreria em riscos indesejáveis
na pintura do seu bólido. Você pegou o celular, digitou três números,
mostrou o visor para o homem e, já com o dedo na tecla “ligar”, disse:
Risca.
Faz de conta que você chegou em casa e sua filha de dezessete anos
estava na sala com o namorado. Você teve que contar de novo a história
daquele vestido e daquele cabelo e, como chovia, sua filha sondou se o
rapaz poderia dormir ali. E, enquanto jogava no lixo aquela agendinha
que você só usava no trabalho, você disse: Pode.
Quando se deitou para dormir, aquele anjo que costuma vir conversar
com você antes do sono se empoleirou na cabeceira da sua cama. Elogiou
o cabelo, o vestido, a decisão no trabalho, o presente de
não-aniversário, o chega-pra-lá no dono da rua, a atitude com a filha.
Só por curiosidade, perguntou que bicho havia mordido você. E você, se
ajeitando no travesseiro e já desligando o abajur, disse: Nenhum.
No dia seguinte, vendo que eram dez da manhã e você ainda não havia se
levantado, sua filha entrou no quarto, vocês conversaram e no final
ela perguntou como é que vocês viveriam dali para frente. Com certa
ironia, ela arriscou dizer que com as bolsas e os badulaques que você
produzia e vendia nos finais de semana é que não seria. E você disse:
Sim.
À tarde, você procurou o dono daquele galpão que você havia visto para
alugar, perfeito para uma oficina, e fez uma oferta. O homem coçou a
cabeça, pediu um pouquinho mais, e você disse: Fechado.
À noitinha, você foi até a casa dos seus avós, assim, de surpresa. E,
de surpresa, você os beijou. E quando eles perguntaram o que era
aquilo, você disse: Amor.
Faz de conta que foi assim. Faz de conta que foi desse jeito que você
virou a mesa. Que resolveu não perder mais tempo, fazer o que gosta e
ser do jeito que você, só você, acha que fica mais bonita.
Faz de conta que você morreu. E que alguém lhe deu a oportunidade de
voltar para um terceiro tempo.
Então. Agora vai lá e faz tudo de verdade.
De Silmara Franco


PORTUGUÊS 5º ANO 12... NÚMERO DO SUBSTANTIVO...


Número do substantivo: singular e plural.
O número do substantivo indica a quantidade de seres a que se refere. Quando designa um único ser de uma espécie dizemos que está no SINGULAR. Quando designam vários seres dizemos que está no PLURAL.   Ex.: pessoa (singular) – pessoas (plural)
Em princípio é a letra “s” que marca a pluralidade do substantivo. Entretanto existem substantivos que não vão estar no plural mesmo que possuam um “s” no seu final. E outros que não se modificam para formar o plural. É preciso muita atenção e, principalmente, leitura de bons livros para você dominar o uso do plural dos substantivos.
Estudiosos da Língua Portuguesa, ao pesquisarem sobre como os substantivos se apresentam no singular e plural, chegaram às seguintes conclusões para formar o plural de palavras simples:
1. Se o substantivo terminar em vogal ou “n”, acrescenta-se “s” ao seu final.
Ex.: moça – moças               hífen – hífens
Pajé – pajés                            pólen – polens
Saci – sacis                             abdômen – abdomens
Garoto – garotos                   líquen – liquens
Tatu – tatus
2. Se o substantivo terminar em “r” ou”z” acrescenta-se “es” ao seu final.
Ex: jantar – jantares         vez – vezes
mar – mares                        luz – luzes
açúcar – açúcares              cruz – cruzes
3. Se o substantivo é:
a) oxítono terminado em –al, -el, -il, -ol, -ul, troca-se o “l” por “is”.
Ex.: casal – casais;    anel – anéis;    barril – barris;     lençol – lençóis;     azul – azuis
b) paroxítono terminado em -il, troca-se o “il” por “eis”.
Ex.: fóssil – fósseis;    réptil – répteis;       nível – níveis
4. Se o substantivo terminar em  -ã, -ão, há três maneiras de formar o plural:
a) acrescenta-se “s” ao final da palavra. Ex: mão – mãos;   irmã – irmãs;     cidadão – cidadãos;   anciã – anciãs
b) troca-se o –ão por –ões. Ex:    pão – pães;    capitão – capitães;    alemão – alemães
c) troca-se o –ão por –ões.  Ex: patrão – patrões;     leitão – leitões;    avião – aviões
Observação: Algumas palavras terminadas em –ão podem ter até TRÊS formas de plural:
Ancião – anciãos, anciães, anciões
Ermitão – ermitãos, ermitões
Mamão – mamões
5. Se o substantivo é oxítono terminado em “s”, acrescenta-se –es ao final.
Ex.: ananás – ananases;    mês – meses;    freguês – fregueses;   português – portugueses
6. Se o substantivo terminar em “m”, troca-se o “m” para “ns”.
Ex.: homem – homens;    atum – atuns;     Virgem – virgens;     tom – tons;    Pudim – pudins;     álbum – álbuns
7. Os substantivos paroxítonos e proparoxítonos terminados em “x”  e  “s” não se modificam.
Ex.: pires, tórax, lápis, xérox, vírus, ônix, óculos, ânus, atlas, ônibus, córtex
Observação: O plural dos adjetivos também se forma como o dos substantivos. E como o substantivo é uma palavra básica (Roteiro 11), o adjetivo vai concordar em gênero e número com ele. Veja:
O homem honesto – os homens honestos
A moça alegre – as moças alegres
O ônibus escolar – os ônibus escolares
O gás venenoso – os gases venenosos
Exercícios.
A. Passe para o feminino e plural, quando for possível:
1. o botão pequeno – ________________________________
2. o leão resmungão – _______________________________
3. a operação cirúrgica – _____________________________
4. o vozeirão rude – _________________________________
5. o capitão alemão – ________________________________
6. o guardião beberrão – ______________________________
7. o escrivão pobretão – _______________________________
8. a mão do irmão – __________________________________
9. um menino pagão – ________________________________
10. a bênção paterna – ________________________________
11. o chão molhado – _________________________________
12. o sótão desarrumado – _____________________________
13. um rapaz singular – _______________________________
14. a colher menor – _________________________________
15. a raiz pequena – _________________________________
16. o abdômen grande – ______________________________
17. o ananás azedo – _________________________________
18. o pires quebrado – ________________________________
19. o português comerciante – _________________________
20. o lápis azul – _____________________________________
21. o papel colorido – _________________________________
22. uma questão fácil – ________________________________
23. o vírus letal – _____________________________________
24. o anzol afiado – ___________________________________
25. a idéia genial – ___________________________________
B) Um garoto foi incumbido de ir à padaria comprar guloseimas para o lanche. Sua irmã disse: quero um pão e um bombom.
Sua mãe disse: quero um pão, um bombom, um pastel e uma empada.
Sua tia disse: quero um pão, um bombom e um pastel.
Baseado nas informações escreva a frase que o garoto deve dizer ao fazer o pedido na padaria:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
C) Escreva as frases abaixo no feminino plural, fazendo as adaptações necessárias:
1. Aquele camponês queria comprar pires e funil.
____________________________________________________________
2. O cidadão fez pouco caso da palavra do profeta.
___________________________________________________________
3. O promotor não poupou palavras contra o réu.
____________________________________________________________
4. O patrão era muito autoritário.
___________________________________________________________
5. O juiz analisou a raiz do problema.
___________________________________________________________


RESPOSTAS:
A) 1. os botões pequenos                      
2. as leoas resmungonas
3. as operações cirúrgicas
4. os vozeirões rudes                              
5. as capitãs alemãs                                    
6. as guardiãs beberronas                          
7. as escrivãs pobretonas                          
8. as mãos das irmãs                                  
9. umas meninas pagãs
10. as bênçãos maternas
11. os chãos molhados
12. os sótãos desarrumados
13. umas raparigas singulares
14. as colheres menores
15. as raízes pequenas
16. os abdomens grandes
17. os ananases azedos
18. os pires quebrados
19. as portuguesas comerciantes
20. os lápis azuis
21. os papeis coloridos
22. umas questões fáceis
23. os vírus letais
24. os anzóis afiados
25. as idéias geniais
B) Quero três pães, três bombons, dois pasteis e uma empada
1. Aquelas camponesas queriam comprar pires e funis.
2. As cidadãs fizeram pouco caso das palavras das profetizas.
3. As promotoras não pouparam palavras contra as rés.
4. As patroas eram muito autoritárias.
5. As juízas analisaram as raízes dos problemas.








CAÇA-PALAVRAS1...

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 10... DIVISÃO, MULTIPLICAÇÂO, GRÁFICO...