sábado, 17 de abril de 2010

LENDA INDÍGENA!!!


CATXERÊ, A MULHER-ESTRELA

Esta é a história de Catxerê, a mulher estrela, que desceu do céu, dormiu com o índio e ensinou os Craó a plantar e preparar o milho, batata, inhame, mandioca e amendoim.
 Foi assim:
 O último rapaz solteiro da tribo dormia sozinho, sobre a sua esteira, no pátio da aldeia. Uma estrela o viu lá de cima, e, condoída, resolveu casar com ele.
Para isso, transformou-se em um sapo e, pula que pula, subiu em seu peito.
 O dorminhoco acordou assustado e, com um tapa, atirou-o no chão. Mas então o sapo virou formosa mulher e dormiu com o jovem.
 Pela manhã, a cunhantã diminuiu de tamanho. Ficou tão pequenininha que pediu ao noivo que a guardasse no porongo que estava pendurado no fumeiro. Durante o dia, o índio tirou o porongo de lugar, destampou-o e sorriu para a moça que lá estava encerrada.
 Quando saiu para caçar, recomendou que ninguém mexesse naquilo, mas a irmã dele, cheia de curiosidade, abriu-o e descobriu lá dentro a minúscula mulher.
 Ao voltar, examinou o nó tradicional da sua tribo e compreendeu que alguém havia violado seu segredo.
Zangado, declarou que viveria com Catxerê, como marido e mulher.
 - Não vou mais dormir no pátio, como os solteiros!
 A irmã arrumou as suas camas dentro de casa. À noite, ele tirou a moça da cumbuca e Catxerê cresceu, tornando-se alta e bonita.
 Pela manhã foram banhar-se juntos no rio, e ela viu uma árvore grande, cheia de espigas, que os periquitos beliscavam.
Catxerê ensinou então, aos Craó como
 se planta, colhe e prepara o milho, assim como a mandioca, o inhame e o amendoim, que até então não eram conhecidos, pos os indígenas alimentavam-se de pau puba.
Mandou o rapaz fazer uma roça. Ensinou-lhe a derrubar com o facão, a carpir, a plantar.
 Depois disse:
 - Agora volto ao céu, onde vivem meus parentes, e trarei mudas de batata, inhame, mandioca, amendoim, para plantar na roça.
 Logo depois voltou. Tudo foi plantado e os índios adotaram para sempre as plantas ali cultivadas.
Uma noite, porém, quando o índio andava a caça, apareceram em sua casa cinco homens que, sabendo de sua ausência, violentaram a mulher-estrela. Depois deitaram-se à dormir. Ela aproveitou o seu sono e cuspiu na boca de todos eles, matando-os. Os Craó davam grande importância mágica ao cuspo.
Quando o marido voltou, contou-lhe tudo e subiu para o céu.
 E nunca mais voltou....
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário