sábado, 17 de abril de 2010

GRUPOS INDÍGENAS, ANTES DA COLONIZAÇÃO DO RS!!

Os alunos do Quinto Ano B – estudaram
( descobriram fatos) os índios do RS no período antes da colonização...
Os grupos indígenas visto foram:

Guaranis

Habitavam aldeias com casas dispostas em círculos, cercadas por uma paliçada de troncos que serviam de proteção contra os inimigos. O morubixaba era o chefe da aldeia. O pajé, xamãs, também detinham poderes. Acredita-se que os guaranis eram comunistas puros, organizados em Estado, com feição altamente civilizadora. Estavam desde os tempos mais remotos, organizados em Confederação: já tinham "Tupámba-é" (campo de Deus) e Abamba-é ( campo do homem).
Os guaranis eram também, grandes conhecedores da agricultura e higiene. Plantavam milho, feijão, fumo e algodão. Pescavam com anzóis de ossos e flechas.


JÊS
Viviam em aldeias com cinco a seis cabanas, nas quais se acomodavam entre 20 a 25 famílias. Obedeciam a um chefe praticante de xamanismo.
Caçavam e matavam apenas os machos, para não dizimar a população animal. Usavam a prática de incendiar o solo para plantar milho, mandioca, abóbora e batata-doce. Eram muito vaidosos e tinham o costume de se enfeitar com penas, pinturas corporais e penteados complicados.


PAMPIANOS
Os pampianos constituíram um conjunto de tribos que ocupavam o sul e o sudoeste do atual Rio Grande do Sul,a totalidade dos território da República Oriental do Uruguai, os cursos inferiores dos rios Uruguai, Paraná e da Prata.
De língua quíchua, armavam tendas e toldos em elevações de terra construídas em meio de banhados, como forma de defesa. Não possuíam chefe.
Não plantavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário