segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PORTUGUÊS 5º ANO 12... NÚMERO DO SUBSTANTIVO...


Número do substantivo: singular e plural.
O número do substantivo indica a quantidade de seres a que se refere. Quando designa um único ser de uma espécie dizemos que está no SINGULAR. Quando designam vários seres dizemos que está no PLURAL.   Ex.: pessoa (singular) – pessoas (plural)
Em princípio é a letra “s” que marca a pluralidade do substantivo. Entretanto existem substantivos que não vão estar no plural mesmo que possuam um “s” no seu final. E outros que não se modificam para formar o plural. É preciso muita atenção e, principalmente, leitura de bons livros para você dominar o uso do plural dos substantivos.
Estudiosos da Língua Portuguesa, ao pesquisarem sobre como os substantivos se apresentam no singular e plural, chegaram às seguintes conclusões para formar o plural de palavras simples:
1. Se o substantivo terminar em vogal ou “n”, acrescenta-se “s” ao seu final.
Ex.: moça – moças               hífen – hífens
Pajé – pajés                            pólen – polens
Saci – sacis                             abdômen – abdomens
Garoto – garotos                   líquen – liquens
Tatu – tatus
2. Se o substantivo terminar em “r” ou”z” acrescenta-se “es” ao seu final.
Ex: jantar – jantares         vez – vezes
mar – mares                        luz – luzes
açúcar – açúcares              cruz – cruzes
3. Se o substantivo é:
a) oxítono terminado em –al, -el, -il, -ol, -ul, troca-se o “l” por “is”.
Ex.: casal – casais;    anel – anéis;    barril – barris;     lençol – lençóis;     azul – azuis
b) paroxítono terminado em -il, troca-se o “il” por “eis”.
Ex.: fóssil – fósseis;    réptil – répteis;       nível – níveis
4. Se o substantivo terminar em  -ã, -ão, há três maneiras de formar o plural:
a) acrescenta-se “s” ao final da palavra. Ex: mão – mãos;   irmã – irmãs;     cidadão – cidadãos;   anciã – anciãs
b) troca-se o –ão por –ões. Ex:    pão – pães;    capitão – capitães;    alemão – alemães
c) troca-se o –ão por –ões.  Ex: patrão – patrões;     leitão – leitões;    avião – aviões
Observação: Algumas palavras terminadas em –ão podem ter até TRÊS formas de plural:
Ancião – anciãos, anciães, anciões
Ermitão – ermitãos, ermitões
Mamão – mamões
5. Se o substantivo é oxítono terminado em “s”, acrescenta-se –es ao final.
Ex.: ananás – ananases;    mês – meses;    freguês – fregueses;   português – portugueses
6. Se o substantivo terminar em “m”, troca-se o “m” para “ns”.
Ex.: homem – homens;    atum – atuns;     Virgem – virgens;     tom – tons;    Pudim – pudins;     álbum – álbuns
7. Os substantivos paroxítonos e proparoxítonos terminados em “x”  e  “s” não se modificam.
Ex.: pires, tórax, lápis, xérox, vírus, ônix, óculos, ânus, atlas, ônibus, córtex
Observação: O plural dos adjetivos também se forma como o dos substantivos. E como o substantivo é uma palavra básica (Roteiro 11), o adjetivo vai concordar em gênero e número com ele. Veja:
O homem honesto – os homens honestos
A moça alegre – as moças alegres
O ônibus escolar – os ônibus escolares
O gás venenoso – os gases venenosos
Exercícios.
A. Passe para o feminino e plural, quando for possível:
1. o botão pequeno – ________________________________
2. o leão resmungão – _______________________________
3. a operação cirúrgica – _____________________________
4. o vozeirão rude – _________________________________
5. o capitão alemão – ________________________________
6. o guardião beberrão – ______________________________
7. o escrivão pobretão – _______________________________
8. a mão do irmão – __________________________________
9. um menino pagão – ________________________________
10. a bênção paterna – ________________________________
11. o chão molhado – _________________________________
12. o sótão desarrumado – _____________________________
13. um rapaz singular – _______________________________
14. a colher menor – _________________________________
15. a raiz pequena – _________________________________
16. o abdômen grande – ______________________________
17. o ananás azedo – _________________________________
18. o pires quebrado – ________________________________
19. o português comerciante – _________________________
20. o lápis azul – _____________________________________
21. o papel colorido – _________________________________
22. uma questão fácil – ________________________________
23. o vírus letal – _____________________________________
24. o anzol afiado – ___________________________________
25. a idéia genial – ___________________________________
B) Um garoto foi incumbido de ir à padaria comprar guloseimas para o lanche. Sua irmã disse: quero um pão e um bombom.
Sua mãe disse: quero um pão, um bombom, um pastel e uma empada.
Sua tia disse: quero um pão, um bombom e um pastel.
Baseado nas informações escreva a frase que o garoto deve dizer ao fazer o pedido na padaria:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
C) Escreva as frases abaixo no feminino plural, fazendo as adaptações necessárias:
1. Aquele camponês queria comprar pires e funil.
____________________________________________________________
2. O cidadão fez pouco caso da palavra do profeta.
___________________________________________________________
3. O promotor não poupou palavras contra o réu.
____________________________________________________________
4. O patrão era muito autoritário.
___________________________________________________________
5. O juiz analisou a raiz do problema.
___________________________________________________________


RESPOSTAS:
A) 1. os botões pequenos                      
2. as leoas resmungonas
3. as operações cirúrgicas
4. os vozeirões rudes                              
5. as capitãs alemãs                                    
6. as guardiãs beberronas                          
7. as escrivãs pobretonas                          
8. as mãos das irmãs                                  
9. umas meninas pagãs
10. as bênçãos maternas
11. os chãos molhados
12. os sótãos desarrumados
13. umas raparigas singulares
14. as colheres menores
15. as raízes pequenas
16. os abdomens grandes
17. os ananases azedos
18. os pires quebrados
19. as portuguesas comerciantes
20. os lápis azuis
21. os papeis coloridos
22. umas questões fáceis
23. os vírus letais
24. os anzóis afiados
25. as idéias geniais
B) Quero três pães, três bombons, dois pasteis e uma empada
1. Aquelas camponesas queriam comprar pires e funis.
2. As cidadãs fizeram pouco caso das palavras das profetizas.
3. As promotoras não pouparam palavras contra as rés.
4. As patroas eram muito autoritárias.
5. As juízas analisaram as raízes dos problemas.








4 comentários:

  1. muito bom me ajudou muito na revisão

    ResponderExcluir
  2. Em: "paroxítono terminado em -il, troca-se o “il” por “eis”." porque teve como exemplo nível se o mesmo não termina em il?

    ResponderExcluir