domingo, 8 de agosto de 2010

PORTUGUÊS 5º ANO 8... ADJETIVOS E EXERCÍCIOS...

-->

O ADJETIVO
O adjetivo é a classe de palavra que expressa uma qualidade, um modo de ser, a aparência ou estado de um objeto nomeado pelo substantivo.
Qualidade – moça gentil
Modo de ser – homem sério
Estado – criança enferma
Aspecto ou aparência – jardim florido
Nome substantivo e nome adjetivo. Substantivação do adjetivo. Locução adjetiva.
Como o adjetivo tem uma estreita relação com o substantivo, às vezes a mesma forma pode ser usada como substantivo ou adjetivo. A única maneira de distinguirmos uma classe da outra é verificarmos as caracaterísticas da palavra dentro da frase. Veja os exemplos abaixo.
1. Um velho cego pedia esmolas.       2. Um cego velho pedia esmolas.
Na frase 1 temos a palavra “velho” que é um substantivo. Indica uma pessoa em idade avançada. Mas a palavra “cego” está indicando um estado desta pessoa, que poderia ser baixa, gorda, triste, alegre, magra, etc…
Na frase 2, as palavras mudaram de lugar. “Cego” passou a ser substantivo e indica uma pessoa que não vê. “Velho” aqui indica o estado desta pessoa, que poderia ser baixa, gorda, jovem, alegre, magra, etc…
Uma palavra que, intrinsicamente é um adjetivo, pode passar a ser um substantivo. Isto acontece quando usamos um artigo antes do adjetivo, fato esse que chamamos de substantivação do adjetivo, isto é, transformar um adjetivo em substantivo. Observe a diferença nas frases abaixo:
1. O céu cinzento indica chuva.        2. O cinzento do céu indica chuva.
Na frase 1, “cinzento”  é usado como adjetivo, indicando uma aparência do substantivo “céu”. Já na frase 2, “cinzento” aparece como substantivo, determinado por um artigo, seguido de uma expressão (do céu) equivalente a um adjetivo (celeste). Às vezes, o adjetivo aparece representado por mais de uma palavra. Ex.:
Juca chutou a bola de borracha ( bola emborrachada) que bateu na cerca de arame (cerca aramada) e furou.
As expressões sublinhadas estão qualificando o substantivo que as antecedem. Em geral, podem ser substituídas por um adjetivo que equivale ao sentido expresso. Essas expressões são chamadas de locuções adjetivas. Mas nem sempre a locução adjetiva pode ser substituída por um adjetivo. Veja o exemplo:
mesa de madeira.
“De madeira” está qualificando a mesa, entretanto não é possível substituir essa locução por um adjetivo que expresse o seu sentido.
Abaixo damos algumas locuções adjetivas e o adjetivo a que se referem.
Vegetação de lago          -     vegetação lacustre
Rebanho de cabras         -     rebanho caprino
Água para beber              -     água potável
Pureza de anjo                 -     pureza angelical
Prova do mês                   -     prova mensal
Guarda da floresta           -     guarda florestal
Rebanho de ovelhas        -     rebanho ovino
Água das chuvas             -      água pluvial
Água dos rios                   -      água fluvial
Peixe do mar                    -      peixe marinho
População da cidade        -     população urbana
Homem sem cabelo          -     homem calvo
Patas de trás                    -      patas traseiras
Rodas da frente                -      rodas dianteiras
Rebanho de cavalos         -      rebanho equino
Criação de porcos            -      criação suína
CLASSIFICAÇÃO DO ADJETIVO
Quanto à formação, os adjetivos são classificados em:
Simples – quando apresentam uma única palavra. Ex.: comida nordestina
Composto – quando apresentam mais de uma palavra. Ex.: acordo luso-brasileiro
Primitivo – quando não é originado de outra palavra. Ex.: gravata azul
Derivado – quando provém de outra palavra. Ex.: água esverdeada, moça tristonha
Pátrio – são aqueles que se referem à nacionalidade, isto é, ao país, continente, cidade, região de origem do ser ou objeto.
Ex.: amazonense (originário do Amazonas)
Em geral, os adjetivos pátrios são derivados de nome de lugar, utilizando-se da raiz ou radical da palavra que a origina.
Ex.: Maranhão – maranhense
Entretanto, alguns adjetivos fogem a essa regra. Abaixo damos alguns desses adjetivos:
Espanha – hispânico
Rio Grande do Sul – gaúcho
Rio de Janeiro (cidade) – carioca
Rio de Janeiro (estado) – fluminense
Rio Grande do Norte – potiguar
Espírito Santo – capixaba
Portugal – lusitano
Japão – nipônico
Alemanha – teutônico
Alguns adjetivos pátrios são usados na composição dos adjetivos compostos sob forma reduzida. Abaixo damos alguns dos mais usados:
Anglo         -        Inglês                                      
Euro           -        europeu                                    
Hispano     -        espanhol, hispânico          
Ítalo            -        italiano                                    
Nipo            -        japonês, nipônico                
Teuto          -        alemão, teutônico
Austro    -     austríaco
Franco   -     francês
Indo       -     indiano
Luso      -     português, lusitano
Sino       -    chinês

AUTO-AVALIAÇÃO
1. Use as siglas entre parênteses para identificar os adjetivos (adj) e locuções adjetivas (loc.adj) existentes nas frases abaixo:
a)     Era de impressionante beleza a filha mais nova do imperador.
b)     Ovídio era um garoto gordo e baixo, porém a irmã era magra e esbelta.
c) Havia flores azuis e vermelhas no lindo vaso de porcelana.
d)     O satélite metereológico envia imagens nítidas à Terra.
e)     Estou ansioso por conhecer a mais nova pretendente ao cargo.
f)      Alguns programas de TV são de péssima qualidade.
g)     O gavião traiçoeiro levou a pobre avezinha desprevenida.
2. Transforme as locuções adjetivas grifadas em adjetivos:
a) Havia flores do campo no vaso. _________________________________
b) Alguns programas de TV são de péssima qualidade. ________________
c) Existe um órgão de proteção aos índios. __________________________
d) Os queijos de Minas são muito apreciados. ________________________
e) Os ventos dos mares suavizam o calor. ___________________________
3. Expresse através de um adjetivo os conceitos abaixo:
a) aquilo que não se pode descrever é _____________________________
b) o que não se pode corrigir é ___________________________________
c) o que não se pode ler é ______________________________________
d) o que não se pode tocar é ____________________________________
e) o que não se pode tragar é ____________________________________
f) o que não se pode perdoar é ___________________________________
g) o que não é possível é ________________________________________
h) o que não é real é ___________________________________________
i) o que não se pode realizar é ____________________________________
j) o que não se pode limitar é _____________________________________
k) o que não é próprio é ________________________________________
l) o que não é legal é __________________________________________
m) quem não é feliz é _________________________________________
n) quem não é honesto é ______________________________________
o) o que não tem conforto é ____________________________________

RESPOSTAS:
Questão 1:
impressionante, nova – adj
gordo, baixo, magra, esbelta – adj
azuis, vermelhas – adj;  de porcelana – loc. adj
metereológico, nítidas – adj
ansioso, nova – adj
de TV – loc.adj;  péssima – adj
traiçoeiro, pobre, desprevenida – adj
Questão 2:
a)      Havia flores campestres no vaso.
b)      Alguns programas televisivos são de péssima qualidade.
c)      Existe um órgão de proteção indígena.
d)      Os queijos mineiros são muito apreciados.
e)      Os ventos marítimos suavizam o calor.
Questão 3:
a) indescritível            b) incorrigível         c) ilegível        
d) intocável         e) intragável
f) imperdoável            g) impossível          h) irreal          
i) irrealizável        j) ilimitável
k) impróprio                 l) ilegal                 m) infeliz        
n) desonesto    o) desconfortável

7 comentários:

  1. Gostei da aula professora!
    Também gostei da dança da Cinderela com o Príncipe, minha pequena Ana, com certeza, iria amar.

    *Entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua aula. Gostaria de saber se vc tem alguma coisa de EJA 3ª e 4ª fase. estou sem muita coisa, pois ainda não temos o livro e preciso está pesquisando.
    obrigada.
    luciamariandrade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei destes exercícios professora valeu.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM O SEU SITE PARA AJUDARMOS A AUMENTAR NOSSOS CONHECIMENTOS, OBRIGADA PROFESSORA MARLENE.

    ResponderExcluir
  5. Era exatamente tudo que eu queria, uma explicação humilde sem complicar as cabecinhas dos nossos alunos, AMEI!

    ResponderExcluir